Depois de uma brilhante prestação em solo português, que culminou na vitória do 1º Torneio UniLeague Portugal, os Tubarões da Lusófona seguiram para Atenas, na Grécia, a fim de representar o país no Gillette UniLeague Euro. A decorrer entre os dias 20 e 22 de Outubro, a prova juntou os Campeões de diferentes países Europeus, contando com 8 das melhores equipas universitárias da Europa.

Após um primeiro dia lúdico em que as equipas aproveitaram para se conhecer e fazer um passeio cultural pela cidade, ficando a conhecer a acrópole, entre outros locais históricos, chegou o dia de prova. Realizada uma cerimónia de abertura, dando a conhecer as equipas e as regras da prova, os Tubarões foram sorteados no Grupo B a par das equipas alemãs Bolzing Fc, Ajax BS e dos anfintriões gregos Align FC.

A estreia do representante Português aconteceu precisamente frente à equipa Grega e não podia ter sido melhor. Os golos de Karin e Paulo Batalha demonstraram a confiança da equipa Portuguesa que entrou no torneio com o pé direito após vitória por 2-1.

Motivados por um início prometedor os Tubarões apresentaram-se nos jogos seguintes bastante determinados. Porém, enfrentaram duas equipas muito fortes e bem organizadas, também elas com ambições à vitória final. As derrotas por 4-5 frente ao Ajax BS e 0-2 contra o Bolzing FC deixaram a equipa portuguesa num inesperado 3º lugar. Ambos os jogos foram bastante equilibrados tendo sido decididos por detalhes. Os Alemães foram mais felizes e os Tubarões acabaram relegados para a disputa entre o 5º e 8º lugar.

Ainda um pouco desiludidos pela não qualificação para as Semi-Finais, os jovens portugueses encararam os últimos jogos com bastante seriedade e demonstraram a sua força. As convincentes vitórias frente à Team Erasmus (Alemanha) e Deportivo La Moron (Grécia) pelo mesmo resultado, 4-2 (Destaque para os 3 golos de Karin Pacheco e 2 de João Lemos) permitiram aos Tubarões da Lusófona alcançar um positivo 5º Lugar com um total de 3 vitórias e 2 derrotas em 5 jogos.

Nos jogos das Semi-finais as equipas do Grupo B mostraram-se claramente superiores. As vitórias do Bolzing FC e Ajax BS sobre os Turkish Uniforce e Villagers FC respectivamente, permitiram às duas equipas alemãs qualificarem-se de forma natural para o jogo decisivo.  Na grande final a vitória acabou por sorrir ao Bolzing FC que venceu o Ajax BS por 2-1 tornando-se assim no primeiro Campeão Europeu Universitário da prova UniLeague.

Para trás fica uma excelente imagem deixada pela Equipa Portuguesa que com um pouco mais de sorte poderia ter chegado mais além.

Em nome da UniLeague Portugal, um enorme agradecimento à equipa dos Tubarões da Lusófona pela forma exemplar como estiveram dentro e fora de campo. Parabéns!

Até já!

#unileagueportugal #gilletteunileague #unileagueeuro #unileague